Tiroteio em sinagoga na Tunísia deixa cinco mortos

Fonte: Wikinotícias

10 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente da Tunísia culpou na quarta-feira criminosos que buscam prejudicar o setor de turismo por um tiroteio em uma sinagoga na ilha de Djerba que matou cinco pessoas no ataque mais mortal do país em anos.

O agressor, um membro da Guarda Nacional, matou um colega em uma instalação naval na terça-feira e dirigiu até a sinagoga onde acontecia um festival judaico anual, abrindo fogo contra policiais e visitantes antes de ser baleado e morto.

Mais quatro policiais ficaram feridos, um em estado crítico, disseram fontes do hospital, junto com outros quatro visitantes.

"O objetivo era semear a discórdia e atingir a temporada turística e o Estado", disse o presidente Kais Saied, oferecendo condolências às famílias dos mortos e votos de recuperação aos feridos.

Ele não fez referência ao ataque do atirador à comunidade judaica ou ao antissemitismo e não chamou o tiroteio de terrorismo, um termo que às vezes usa para descrever o trabalho de seus oponentes políticos desde que assumiu o poder em 2021.

Saied disse que a Tunísia é "uma terra de tolerância e coexistência pacífica". Israel, Estados Unidos e França ofereceram condolências.

Os fiéis que participaram da peregrinação descreveram uma cena de pânico após os tiros, enquanto as pessoas tentavam se esconder em diferentes salas da sinagoga.

"As pessoas estavam felizes e dançando até que ouvimos muitos tiros. Todos fugiram… alguns se esconderam em meu escritório e outros em outras salas. Havia muito medo", disse Peres Trabelsi, chefe da comunidade judaica de Djerba.

O agressor usava colete à prova de balas, disse Rene Trabelsi, ex-ministro do Turismo da Tunísia que organizou a peregrinação. Ele disse que os dois primos mortos tentaram se esconder atrás de um ônibus do lado de fora da sinagoga.

"Ouvimos os tiros e sabíamos que estava relacionado a um ataque", disse ele, acrescentando que estava dentro da sinagoga com sua família quando o tiroteio começou.

A peregrinação à sinagoga mais antiga da África atrai regularmente centenas de judeus da Europa e de Israel para Djerba, localizada perto da costa, a cerca de 500 km da capital, Tunis.

A peregrinação tem segurança reforçada desde que militantes da Al Qaeda atacaram a sinagoga em 2002 com um caminhão-bomba, matando 21 turistas ocidentais. A Tunísia abriga uma das maiores comunidades judaicas do norte da África, com cerca de 1.800 membros.

O setor de turismo foi gravemente atingido por grandes ataques em 2015 que mataram dezenas de turistas ocidentais e mal haviam se recuperado antes da pandemia de COVID. Problemas econômicos levaram a um grande êxodo de tunisianos para a Europa.

Fontes