Prefeito destituído Tierno quer voltar ao cargo na Argentina
Santa Rosa, La Pampa, Argentina • 31 de agosto de 2008
Serão realizadas novas eleições para prefeito de Santa Rosa, capital da província de La Pampa, após quase seis meses de intervenção. Um dos candidatos é Juan Carlos Tierno, que ocupou o cargo até ser destituído em março por abuso de poder.
Embora seja uma causa pela destituição, Tierno afirma estar " em condições de assumir" se obter a vitória. Cabe destacar que se a causa trata de julgamento e tem uma forte condenação, o Partido Justicialista não poderá retornar à prefeitura na cidade. Outro fato destacável é que Tierno se apresentado para si mesmo partido que lançou, o Partido Justicialista (PJ).
O ex-prefeito se tornou impopular por encabeçar pessoalmente polêmicos controles de trânsito e de multar os sindicalistas para cortes finos ruas. Tudo isto levou a vários protestos contra ele, até que ele teve de abandonar o cargo apenas 87 dias depois que ele assumiu.
Na sequência da destituição de Tierno, Santa Rosa foi intervida. Isto significa que a cidade está temporariamente no cargo de um funcionário designado pelo governo provincial. Neste caso, o responsável é o ministro de Bem-Estar Social da província, Gustavo Fernandez Mendía. Uma das funções de Mendía é convocar as eleições para prefeito, que estão sendo realizadas hoje.
Os outros candidatos são o radical Francisco Torroba; Juan Carlos Suarez, uma Unidade por Santa Rosa; Hugo Gonzalez de Novo Tempo, e Juan Jose Bretón, o Movimento Federalista Pampeano.
Fontes
- La Pampa: el polémico ex intendente de Santa Rosa busca volver a su cargo [inativa] — Diario Clarín, 31 de agosto de 2008. Página visitada em 31 de agosto de 2008
. Arquivada em 3 de setembro de 2008 - El destituido Tierno quiere volver a la intendencia, pese a que está procesado — Infobae, 31 de agosto de 2008
- Santa Rosa elige intendente [inativa] — Crítica de la Argentina, 31 de agosto, 2008. Página visitada em 31 de agosto de 2008
. Arquivada em 15 de abril de 2021