Pompeo preocupado com repressão contra oposicionistas bielorrussos
9 de setembro de 2020
O secretário de Estado Mike Pompeo expressou na terça-feira profunda preocupação com os relatos do sequestro de várias figuras proeminentes da oposição na Bielorrússia.
A mensagem menciona o desaparecimento de Maria Kolesnikova, membra do Conselho de Coordenação da Bielorrússia, bem como a expulsão forçada do país de Anton Rodnenkov e Ivan Kravtsov.
“Apreciamos muito a coragem da Sra. Kolesnikova e do povo bielorrusso em defender pacificamente seu direito de eleger líderes em eleições livres e justas em face da violência e repressão injustificadas por parte das autoridades bielorrussas, incluindo o espancamento brutal de manifestantes pacíficos e centenas de detenções”, disse em um comunicado Pompeo.
O secretário de Estado disse que os Estados Unidos, juntamente com parceiros e aliados, estão considerando sanções adicionais para responsabilizar os envolvidos em violações de direitos humanos e repressão na Bielorrússia.
“Lembramos às autoridades bielorrussas sua responsabilidade de garantir a segurança da Sra. Kolesnikova e de todas as pessoas injustamente detidas”, enfatizou Pompeo, instando Minsk a “acabar com a violência contra seu próprio povo, libertar todos os detidos injustamente ”.
Fontes
((ru)) Помпео: США обеспокоены репрессиями в отношении белорусских оппозиционеров [inativa] — VOA, 9 de setembro de 2020. Página visitada em 10 de setembro de 2020
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Помпео: США обеспокоены репрессиями в отношении белорусских оппозиционеров", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |