Polônia acolhe milhares de soldados dos EUA em demonstração de força de NATO

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

15 de janeiro de 2017

Líderes polacos no sábado realizaram uma cerimônia para receber as tropas dos Estados Unidos em seu país, um desdobramento que a Rússia chama de ameaça à sua própria segurança. Os soldados americanos ficarão na Polônia por longo prazo, enquanto tropas alemãs e britânicas irão para os países bálticos.

O fim de semana será marcado com celebrações em toda a Polônia. As tropas dos EUA que estão chegando receberão bem-vindo de herói. É um momento histórico. A última vez que soldados estrangeiros foram recebidos pela maioria dos poloneses com alegria foi há mais de 200 anos, na ocasião era o exército de Napoleão.

Transferir a presença militar dos EUA da Alemanha, onde 36.000 soldados são baseados, para a Europa Oriental tem sido há muito tempo debatida. A Alemanha já não precisava ser defendida uma vez que a Cortina de Ferro caiu, e era caro manter uma presença tão grande lá. No entanto a situação mudou após a Rússia anexar a Criméia em 2014. Isso levou o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, Radoslaw Sikorski, a pedir duas brigadas dos EUA para obterem mais proteção.


Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati