Polônia acolhe milhares de soldados dos EUA em demonstração de força de NATO

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

15 de janeiro de 2017

Líderes polacos no sábado realizaram uma cerimônia para receber as tropas dos Estados Unidos em seu país, um desdobramento que a Rússia chama de ameaça à sua própria segurança. Os soldados americanos ficarão na Polônia por longo prazo, enquanto tropas alemãs e britânicas irão para os países bálticos.

O fim de semana será marcado com celebrações em toda a Polônia. As tropas dos EUA que estão chegando receberão bem-vindo de herói. É um momento histórico. A última vez que soldados estrangeiros foram recebidos pela maioria dos poloneses com alegria foi há mais de 200 anos, na ocasião era o exército de Napoleão.

Transferir a presença militar dos EUA da Alemanha, onde 36.000 soldados são baseados, para a Europa Oriental tem sido há muito tempo debatida. A Alemanha já não precisava ser defendida uma vez que a Cortina de Ferro caiu, e era caro manter uma presença tão grande lá. No entanto a situação mudou após a Rússia anexar a Criméia em 2014. Isso levou o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, Radoslaw Sikorski, a pedir duas brigadas dos EUA para obterem mais proteção.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati