Partido conservador no poder da Polónia é deposto

Fonte: Wikinotícias

17 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O partido nacionalista conservador que governa a Polónia perdeu a maioria no parlamento após oito anos no poder.

Os resultados eleitorais oficiais anunciados na terça-feira mostram que o partido Lei e Justiça obteve 35% dos votos. Em contraste, o partido liberal Coligação Cívica obteve 30,7% dos votos, seguido pelo partido centrista Terceira Via com 14,4% e a Nova Esquerda 8,6%, dando aos três partidos um total combinado de 53,7% dos votos e com ele a maioria dos assentos. na câmara baixa do parlamento, com 460 assentos, o Sejm.

Os três partidos concorreram com candidaturas separadas, mas com as mesmas promessas, procurando derrubar o Direito e a Justiça e restaurar bons laços com a União Europeia. Os líderes dos três partidos comprometeram-se a unir forças e formar um governo de coligação. Donald Tusk, líder da Coligação Cívica e antigo primeiro-ministro, será provavelmente escolhido pela coligação para regressar ao cargo.

A Lei e Justiça tinha exercido um controle rígido sobre muitas instituições polacas durante o seu mandato, incluindo o sistema judiciário e a radiodifusão pública estatal, que o partido alegadamente utilizou para demonizar os adversários políticos e polir a sua imagem.

Fontes