Pintor e escultor colombiano Fernando Botero morre em Mônaco

Fonte: Wikinotícias
Botero em 2018

15 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O pintor e escultor colombiano Fernando Botero morreu sexta-feira aos 91 anos no principado de Mônaco.

A morte foi confirmada por sua filha Lina Botero. “Meu pai faleceu esta manhã às 9h em Mônaco. Ele desenvolveu pneumonia”, disse à estação de rádio colombiana Caracol Radio.

Suas figuras volumosas fizeram dele um dos artistas mais famosos do mundo. “Interessa-me o volume, a sensualidade da forma. Se pinto uma mulher, um homem, um cão ou um cavalo, faço-o com volume. Não é que tenha obsessão por mulheres gordas”, explicou ele.

Embora tenha vivido a maior parte de sua vida na Europa e nos Estados Unidos, sua obra foi repleta de toureiros rechonchudos, prostitutas, líderes e outros personagens que evocavam sua Medellín natal.

“Pintei a Colômbia durante toda a minha vida”, disse ele uma vez. “Os aspectos gentis que conheci na infância e na adolescência.”

Reconhecido pela volumetria sensual de suas pinturas e esculturas, a obra de Botero não foi apenas uma revolução estética, pois com as mesmas curvas e tons pastéis suas telas também denunciavam a violência que sangrava a Colômbia, incluindo a morte do narcotraficante Pablo Escobar.

Uma de suas esculturas, "El Pájaro", foi destruída em meados de 1995 pela explosão de uma bomba em um parque de Medellín que matou mais de 20 pessoas. Botero respondeu instalando outro enorme pássaro próximo à escultura com os intestinos abertos pela explosão.

Fontes