Pesquisa mostra que Harris tem apoio suficiente para ser candidata do Partido Democrata
23 de julho de 2024
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, garantiu extraoficialmente apoio suficiente para ser a candidata do Partido Democrata nas eleições presidenciais de Novembro, enquanto os responsáveis do partido se preparavam para finalizar o processo de nomeação formal de um candidato antes da Convenção Nacional Democrata do próximo mês.
Uma contagem da Associated Press na noite de segunda-feira tinha mais de 2.200 delegados apoiando Harris, superando facilmente a maioria de 1.976 que ela precisará na convenção para garantir a indicação. A contagem foi baseada em declarações públicas de partidos estaduais e entrevistas com delegados individuais, disse a AP.
“Estou ansiosa para aceitar formalmente a nomeação em breve”, disse Harris em comunicado na noite de segunda-feira.
Mesmo antes de o presidente Joe Biden anunciar sua retirada da disputa, os líderes democratas planejavam realizar uma votação virtual antes da convenção de 19 a 22 de agosto.
Com as autoridades marcadas para se reunir na quarta-feira para finalizar o processo, o presidente do Comitê Nacional Democrata, Jaime Harrison, disse aos repórteres na segunda-feira que o partido escolherá seu candidato até 7 de agosto.
Harris arrecadou mais de US$ 80 milhões para sua campanha poucas horas depois que o presidente Joe Biden se retirou surpreendentemente no domingo da disputa de 2024 contra o ex-presidente Donald Trump e endossou sua candidatura.
Numerosos responsáveis democratas apoiaram a candidatura de Harris, de 59 anos, e nenhum dos principais adversários anunciou que lutará contra ela pela nomeação. A ex-presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, ainda uma figura influente nos círculos democratas, apoiou a sua ascensão à nomeação presidencial, esperando-se que outros líderes partidários no Congresso o sigam.
“Hoje, é com imenso orgulho e otimismo ilimitado para o futuro do nosso país que apoio a vice-presidente Kamala Harris para presidente dos Estados Unidos”, disse Pelosi em comunicado na segunda-feira. “Meu apoio entusiástico a Kamala Harris para presidente é oficial, pessoal e político.”
Além disso, vários governadores democratas em todo o país apoiaram Harris, incluindo JB Pritzker de Illinois, Gretchen Whitmer de Michigan, Andy Beshear de Kentucky, Wes Moore de Maryland, Gavin Newsom da Califórnia, Tim Walz de Minnesota e Tony Evers de Wisconsin. Os nomes de vários deles foram apontados como possíveis companheiros de chapa à vice-presidência de Harris, embora ela não tenha feito comentários públicos sobre quem está sendo considerado.
Harris era senadora pela Califórnia, o estado mais populoso do país, antes de Biden a escolher como sua companheira de chapa à vice-presidência em 2020. Ela estava concorrendo à reeleição para mais um mandato de quatro anos como a segunda no comando de Biden, antes de ele cedeu no domingo. um número crescente de apelos dos democratas para desistir da corrida após o seu fraco desempenho no debate contra Trump no final de junho.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Tally shows Harris has enough support to be Democratic Party's candidate — VOA, 23 de julho de 2024