Pedidos de seguro-desemprego nos EUA continuam altos

Fonte: Wikinotícias

10 de outubro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Departamento do Trabalho dos EUA anunciou que na semana passada outros 840 mil estadunidenses se inscreveram para receber o seguro-desemprego pela primeira vez. Este número é ligeiramente menor do que na semana anterior, mas ainda indica que a pandemia de COVID-19 continua afetando negativamente o mercado de trabalho.

Milhões de pessoas continuam desempregadas nos Estados Unidos e a taxa de desemprego é de 8,1%. Economistas prevêm que este número pode permanecer bastante elevado nos próximos meses. Até agora, apenas metade dos 22 milhões de empregos perdidos com a pandemia foram restaurados. O indicador semanal de pedidos de benefícios pela primeira vez tem estado abaixo de 900 mil por várias semanas, mas continua a flutuar.

Os dados semanais mais recentes estão bem abaixo do recorde histórico de 6,9 ​​milhões de pedidos do final de março, mas ainda assim excede os números vistos antes da pandemia. Os empregadores dos EUA recontrataram milhões de funcionários que foram demitidos no início deste ano devido ao fechamento de fábricas, mas algumas empresas duramente afetadas irão demorar a expandir sua força de trabalho ou fecharam completamente. No pico da pandemia em abril, a taxa de desemprego ultrapassou 14,7%.

Na quarta-feira, 7 de outubro, o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, disse que o Congresso e a administração de Donald Trump provavelmente não chegarão a um acordo sobre um pacote abrangente de assistência econômica. Um dia antes, o presidente Trump ordenou a suspensão das negociações até o dia das eleições.

Meadows disse que o governo da Casa Branca e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, chegaram a um acordo sobre dez pontos que o governo está "pronto para considerar" se o presidente concordar com uma abordagem "em fases".

Fontes

((ru)) Число заявок на выплату пособий по безработице в США остается высоким — VOA, 8 de outubro de 2020