Obama chega de surpresa ao Afeganistão e o Taliban responde com atentados
2 de maio de 2012
Afeganistão — Cinco horas depois que o presidente Barack Obama fez uma visita surpresa no Afeganistão, o Taliban atacou um complexo privado em Cabul (ou Kabul) onde vivem centenas de trabalhadores internacionais, em resposta à presença do presidente americano.
As testemunhas relataram ao menos três explosões e tiros subseqüentes continuaram por horas; não está claro se havia controlado o ataque por completo, às 8 horas da manhã se escutou outra explosão do complexo conhecido como Vila Verde.
Um policial afegão disse que dois ataques suicidas continuaram no interior da Villa Verde e "resistiram". O oficial deu declarações à condição de manter-se anônimo porque não tinha autorização para fazer declarações.
O ataque começou com a explosão de um carro-bomba perto da estrada Jalalabad (uma das principais entradas da cidade), disse o porta-voz do Ministério do Interior, Siddiq Sidiqi. Um caminhão que passava foi afetado pelo impacto da explosão e os quatro passageiros morreram, disse Sidiqi. Um observador e um segurança de um prédio próximo também morreram.
Em sua breve visita ao Afeganistão, o presidente Obama falou sobre o primeiro aniversário da morte de Osama bin Laden. O presidente falou com os soldados e assinou um acordo com o presidente afegão, Hamid Karzai, na qual regirá a presença dos estado-unidense no Afeganistão até 2024.
O porta-voz taliban, Zabiullah Mujahid, atribuiu a seu grupo a responsabilidade do ataque e disse que estava planejado para a terça-feira pela noite em resposta à viagem de Obama.
"Esta é uma reação à visita de Obama ao Afeganistão", destacou Mujahid, sem dar detalhes. Indicou que o objetivo era uma "base militar estrangeira".
O porta-voz das forças da OTAN (ou NATO), o capitão Justin Brockhoff respondeu que não havia indícios de que alguma base da OTAN havia sido atacada.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Obama llega de sorpresa a Afganistán y el talibán responde con atentados", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 2 de maio de 2012. |
Redação. Talibán ataca en respuesta a visita de Obama— Voz de América, 2 de maio de 2012
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|