O fundador da Wikipédia lança novo site de notícias chamado Wikitribune

Fonte: Wikinotícias
Jimmy Wales

5 de maio de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Jimmy Wales, co-fundador da enciclopédia on-line livre Wikipédia, que contém muitos idiomas e a colaboração de dezenas de milhares de voluntários, anunciou no dia 25 de maio, o novo projeto de iniciativa própria, o chamado de Wikitribune, que se destina a combater o problema das falsas notícias (ou fake news) que circulam na internet.

A informação não funcionam mais e podemos resolver este problema.

Jimmy Wales

A principal diferença da Wikinotícias (ou Wikinews) é precisamente a presença de profissionais que sabem como criar um bom conteúdo. A tarefa dos voluntários e vai construir principalmente artigos de conteúdo em conjunto, mas sim para os jornalistas muito exigentes apoiando ações, recolhendo documentação, verificação e documentação dos fatos e afirmações dos artigos.

Jimmy Wales em 2013.

Comentaristas na mídia concordam as falhas na Wikinotícias (exemplo: apontam, na primeira página no momento da notificação da Wikitribune um artigo recente já era notícia há alguns dias atrás) apenas na capacidade em um tempo limitado para criar cooperação de muitas pessoas consistentemente estruturar artigos no estilo de notícias, o que é significativamente diferente da tarefa seca no estilo enciclopédico da Wikipédia, que além de completar artigo sem limite de tempo. Devido a Wikitribune para delinear um artigo significativa supervisionar um profissional remunerado, Wikitribune poderia ter sucesso.

Ao contrário que se pensa, Wikitribune não será novo concorrente do outro projeto Wikinews (irmã da Wikipédia), operada pela Wikimedia Foundation, que depende exclusivamente de colaboradores voluntários, combina o trabalho dos jornalistas profissionais pagos e voluntários não remunerados e ajudar a colocar as coisas em perspectiva. Uma campanha de doações foi lançada para contratar os primeiros 10 jornalistas.

Wikitribune não exibe publicidade e os artigos podem ser lidos gratuitamente. Plataformas de financiamento não deve ser publicidade, mas em doações dos leitores. Será independente da Wikimedia Foundation, ao contrário de outros projetos mantidos pela fundação, supervisionado por jornalistas profissionais apoiados por doações mensais dos leitores. Porque o dinheiro vai fluir dos leitores e não de publicidade, quanto os tópicos são selecionados para ter um monte de cliques, mas no interesse dos leitores-doadores.

Embora Wikitribune tem o mesmo fundador, não está formalmente ligada nem com a Wikipedia ou com o seu operadora Fundação Wikimedia. No entanto, o conteúdo deverar estar sob uma licença livre Creative Commons. "A comunidade de contribuintes vão verificar os fatos, e vai ajudar a garantir que a linguagem é neutra e factual, e será mais transparente sobre as fontes", disse Jeff Jarvis, professor de jornalismo na Universidade da Cidade de Nova Iorque e consultor do projeto.

Fonte