OMS divulga novas referências para o uso do sal nos alimentos

Fonte: Wikinotícias

5 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A OMS lançou hoje um guia - WHO global sodium benchmarks for different food categories - que traz um novo conjunto de referências para os níveis de sódio (sal) desejáveis em mais de 60 categorias de alimentos.

O guia deve servir de orientação para governos e indústrias para a redução do teor de sódio nos alimentos industrializados.

"A maioria das pessoas consome o dobro de sal, diariamente, recomendado pela OMS, colocando-se em maior risco de doenças cardíacas e derrames, condições que matam cerca de 3 milhões de pessoas a cada ano", alertou a Organização.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, disse que "a maioria das pessoas não sabe quanto sódio consome e não conhece os riscos que isso representa" e que é preciso fornecer "às pessoas as informações de que precisam para fazer as escolhas alimentares certas".

Alimentos críticos

O guia visa principalmente reduzir o sal em alimentos processados ​​e embalados, os principais responsáveis por dietas excessivamente salgadas. Pães industrializados ​​e embalados, salgadinhos, produtos cárneos e queijos estão entre as categorias de produtos alimentícios com alto teor de sódio.

A Organização prevê um ajuste gradativo, até que o gosto dos consumidores se ajuste.

Notícias Relacionadas

Fonte