OMS divulga novas referências para o uso do sal nos alimentos
5 de maio de 2021
A OMS lançou hoje um guia - WHO global sodium benchmarks for different food categories - que traz um novo conjunto de referências para os níveis de sódio (sal) desejáveis em mais de 60 categorias de alimentos.
O guia deve servir de orientação para governos e indústrias para a redução do teor de sódio nos alimentos industrializados.
"A maioria das pessoas consome o dobro de sal, diariamente, recomendado pela OMS, colocando-se em maior risco de doenças cardíacas e derrames, condições que matam cerca de 3 milhões de pessoas a cada ano", alertou a Organização.
Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, disse que "a maioria das pessoas não sabe quanto sódio consome e não conhece os riscos que isso representa" e que é preciso fornecer "às pessoas as informações de que precisam para fazer as escolhas alimentares certas".
Alimentos críticos
O guia visa principalmente reduzir o sal em alimentos processados e embalados, os principais responsáveis por dietas excessivamente salgadas. Pães industrializados e embalados, salgadinhos, produtos cárneos e queijos estão entre as categorias de produtos alimentícios com alto teor de sódio.
A Organização prevê um ajuste gradativo, até que o gosto dos consumidores se ajuste.
Notícias Relacionadas
- Cientistas recomendam que russos reduzam pela metade a ingestão de sal
- OMS conclama governos a promover a alimentação saudável
Fonte
- New WHO benchmarks help countries reduce salt intake and save lives, WHO - OMS, 05 de maio de 2021.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |