OMS declara pandemia de gripe suína

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Notícias relacionadas
Pessoas na Cidade do México vestindo máscaras em um trêm pelo vírus H1N1
Mais informações sobre a Gripe:


Agência Brasil

12 de junho de 2009

A Organização Mundial da Saúde elevou de 5 para 6 o nível de alerta da influenza A (H1N1) – gripe suína. Com o aumento para o nível máximo da escala de alerta, a organização declara oficialmente o estado de pandemia.

O critério para definição é a constatação de surtos significativos com transmissão sustentada, de humano para humano, em mais de uma das seis regiões monitoradas pela OMS.

A mudança foi feita após a verificação de transmissão sustentada na Austrália, que pertence à região do Pacífico Sul. Antes, essa situação ocorria apenas nos Estados Unidos, no México, Canadá e Chile, todos da região das Américas.

Quando os países registram casos em que a infecção ocorre dentro do território nacional e não tem relação com pessoas vindas do exterior, a transmissão é chamada de sustentada.

No Brasil e na maioria dos países onde há registros da doença só há transmissão autóctone limitada, ou seja, os casos são importados ou têm relação direta com pessoas vindas do exterior.

Até anteontem (10) havia 27.737 casos registrados no mundo, em 74 países, com 141 mortes. No Brasil, a ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, disse ontem (11) que 52 casos foram confirmados, acima dos 43 informados pelo ministério na quarta-feira. "A transmissão no Brasil continua limitada. O Brasil se antecipou a todas as medidas anunciadas pela OMS", disse.

Fontes


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati