O'Brien: pode levar "até um ano" para estender o START III

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

24 de outubro de 2020

O conselheiro de segurança nacional do presidente Donald Trump, Robert O'Brien, disse que os Estados Unidos e a Rússia poderiam levar "uma semana, um mês" ou "até um ano" para estender o tratado START III.

O tratado que limita a quantidade de armas nucleares estratégicas de cada lado expira em fevereiro. “Mas acho que fizemos progressos e agradeço que a Rússia tenha se aproximado de nossa posição, então veremos se podemos chegar a um acordo”, disse O'Brien.

A declaração do assessor da Casa Branca foi feita enquanto o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, apontava a necessidade de negociações antecipadas.

“A Rússia concordou em princípio em congelar todas as suas ogivas nucleares. Estamos muito felizes com isso. Mas devemos garantir que os negociadores americanos e russos se reúnam o mais rápido possível para continuar trabalhando em um acordo verificável”, disse Pompeo.

O'Brien também disse que Trump aceitaria os resultados da eleição se fosse derrotado em 3 de novembro, mas a votação deve ser livre e justa.

“Se ele perder as eleições, então tenho certeza que o presidente vai passar o poder, mas temos que nos certificar de que não houve falsificações nas eleições, ter certeza de que foram eleições livres e justas”, observou O'Brien.

Fontes

Ligação a um site em russo О'Брайен: на продление договора СНВ-3 может уйти «даже год»VOA, 22 de outubro de 2020

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com