Novo primeiro-ministro australiano toma posse após vitória eleitoral

Fonte: Wikinotícias

23 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O novo primeiro-ministro da Austrália foi empossado na segunda-feira antes de viajar para o Japão para conversar com o presidente dos EUA, Joe Biden, e outros líderes mundiais. O líder do Partido Trabalhista, Anthony Albanese, venceu as eleições gerais de sábado, encerrando quase uma década de governo conservador.

O governo de centro-esquerda de Albanese enfrenta importantes desafios de política externa, incluindo um relacionamento cada vez mais conturbado com a China.

O novo primeiro-ministro disse que os laços bilaterais com Pequim são “difíceis”. Eles foram tensos nos últimos anos devido a várias disputas geopolíticas.

Pequim assinou recentemente um pacto de segurança com as Ilhas Salomão, até então tradicional aliada da Austrália no Pacífico. Isso provocou temores de um maior expansionismo chinês na região. Os trabalhistas acusaram o então governo conservador de negligenciar os vizinhos da Austrália no Pacífico.

Analistas esperam que o novo governo concentre seus esforços diplomáticos no Sudeste Asiático em aumentar as alianças para combater a assertividade da China.

Albanese participará da cúpula do Quad na terça-feira em Tóquio com o presidente dos EUA, Joe Biden, e os líderes da Índia e do Japão.

A composição final do novo parlamento australiano pode levar dias, ou mesmo semanas, para ser definida sob o complexo sistema eleitoral preferencial do país.

Fontes