Polícia australiana prende 3 em protesto climático em Coal Port
23 de novembro de 2024
A polícia australiana disse que prendeu três ativistas da mudança climática no sábado, quando manifestantes tentaram interromper o movimento de embarcações no maior porto de carvão do país.
O organizador do protesto, Rising Tide, disse que centenas de ativistas estavam no porto perto do porto de Newcastle, como parte de um bloqueio de 50 horas que começou na sexta-feira, informou a Reuters.
A polícia estadual de Nova Gales do Sul disse em um comunicado que dois homens e uma mulher foram presos após serem removidos da água no porto de Newcastle na tarde de sábado.
A Rising Tide disse em um comunicado que a polícia fez prisões depois que os manifestantes remaram em caiaques passando pelas linhas policiais.
A mudança climática é uma questão divisiva na Austrália, o segundo maior exportador mundial de carvão térmico e o maior exportador de carvão de coque.
Newcastle, cerca de 170 quilômetros ao norte de Sydney, é o maior porto de embarque a granel na costa leste da Austrália e o maior terminal de exportação de carvão do país.
Um porta-voz do Porto de Newcastle disse que não houve impacto nos movimentos de embarcações devido ao protesto. Um protesto semelhante em novembro do ano passado interrompeu as operações portuárias.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Australian Police Arrest 3 at Climate Protest in Coal Port — Tasnim News Agency, 23 de novembro de 2024
Esta notícia é uma transcrição parcial ou total da Tasnim News. |