Nova Zelândia inicia esforços de recuperação do ciclone Gabrielle

Fonte: Wikinotícias

15 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Nova Zelândia está iniciando o processo de recuperação e avaliação dos danos causados ​​pelo ciclone Gabrielle, que finalmente se afastou mar adentro nesta quarta-feira.

Pelo menos quatro pessoas foram confirmadas mortas como resultado da pior tempestade que já atingiu a nação insular do Pacífico, incluindo um bombeiro voluntário que foi arrastado por um deslizamento de terra na baía da costa leste da Ilha do Norte. Outra vítima foi uma criança pequena na terça-feira em North Island.

O ciclone Gabrielle despejou até 40 centímetros de chuva na Ilha do Norte depois de se aproximar da costa na segunda-feira, provocando enchentes e deslizamentos de terra que destruíram estradas e isolaram comunidades inteiras do mundo exterior. Pelo menos 9.000 moradores foram forçados a evacuar suas casas, enquanto outros moradores foram forçados a subir em seus telhados para escapar das enchentes.

As autoridades dizem que mais de 1.400 pessoas na Ilha do Norte ainda estão desaparecidas, enquanto o número de propriedades sem energia caiu de 225.000 na terça-feira para pelo menos 144.000 na quarta-feira.

O primeiro-ministro Chris Hipkins declarou uma emergência nacional na terça-feira, sendo esta apenas a terceira vez que o decreto foi emitido na história da Nova Zelândia.

Notícias Relacionadas

Fontes