Ciclone Gabrielle assusta Ilha Norfolk e ameaça o norte da Nova Zelândia
12 de fevereiro de 2023
A Ilha Norfolk, Austrália, conseguiu evitar o pior ontem, sábado, quando o ciclone tropical Gabrielle passou à leste sem tocar terra, além de afetar a ilha com ventos menos intensos do que inicialmente previsto. No entanto, mesmo assim, os ventos sustentados de 100km/h, com rajadas de 150, causaram estragos, derrubando árvores, postes e linhas de energia elétrica.
Horas antes, pela manhã, o BoM havia emitido um alerta vermelho, avisando que o sistema atingiria a ilha entre as 15h e 18h, com rajadas de vento de 155 km/h. O alerta foi descontinuado esta manhã, em horário local, após Gabrielle perder força e virar uma depressão (área de baixa pressão) tropical.
O sistema, agora rebaixado, segue sobre o mar, rumando para a Ilha do Norte, na Nova Zelândia, onde ainda não se pode afirmar com certeza se ele tocará solo ou não. Um aviso do Met Service de ontem à tarde alerta para fortes ventos e chuvas para Northland, norte de Auckland, norte de Whangaparaoa, a Ilha Great Barrier, Coromandel, Tairawhiti Gisborne e a Baía de Hawke. No Twitter o Met Office enfatizou esta manhã que "este não é um sistema para ignorar. O pior ainda está por vir".
Fontes
- Tropical Cyclone Gabrielle - Information For Our Community [inativa] — Norfolk Island Gov, 12 de fevereiro de 2023. Página visitada em 12 de fevereiro de 2023
. Arquivada em 12 de fevereiro de 2023 - Clean-up begins after Norfolk Island spared worst of Tropical Cyclone Gabrielle's winds — ABC Net, 12 de fevereiro de 2023
- Cyclone Gabrielle: New Zealand braces for storm after record floods — BBC News, 11 de fevereiro de 2023
- MetService Red Warnings Issued — Meteorological Service of New Zealand, 11 de fevereiro de 2023
- Severe Weather Update — Meteorological Service of New Zealand - Twitter, 12 de fevereiro de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |