Nigéria: Opositor Muhammadu Buhari vence eleição presidencial com 53,9% dos votos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Muhammadu Buhari.

Agência VOA

1 de abril de 2015

Muhammadu Buhari, do Congresso Todos Progressistas (All Progressives Congress, APC), um general aposentado de 72 anos, foi eleito Presidente da República Federal de Nigéria com 53,9%, contra os 44,96% dos votos para o atual presidente Goodluck Jonathan, do Partido Democrático Popular (People's Democratic Party, PDP). A vitória de Muhammadu Buhari é a primeira mudança democrática na Nigéria, marcou um ponto de virada na história. Desde a independência da Nigéria, o país passou por seis golpes militares e ditaduras militares.

Com apenas um estado ainda por anunciar resultados (Buhari ainda liderava com quase 4 milhões de votos) e assegurou o principio constitucional de vencer com pelo menos 25 por cento em 24 estados. O estado do Sokoto está projectado para ter a vitória de Buhari.

Goodluck Jonathan reconheceu a derrota em um comunicado: "Agradeço a todos os nigerianos, mais uma vez, para a grande oportunidade que me foi dada para liderar este país [...] eu mandei meus cumprimentos pessoais [por telefone] ao General Muhammadu Buharim". Vários líderes europeus felicitaram Muhammadu Buhari, incluindo François Hollande, que "saudou a determinação do povo nigeriano" e "sentido de responsabilidade" do Presidente nigeriano cessante, que admitiu oficialmente a derrota. O novo presidente deve falar nas próximas horas.

Recorde-se que a Nigéria é a maior economia da África, apesar de uma alta corrupção e da ascensão de grupos islâmicos como Boko Haram. É também a primeira vez na história da Nigéria que a oposição derrota o governo pelas urnas, quando o regime democrático foi restaurado em 1999.

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati