Nigéria: Opositor Muhammadu Buhari vence eleição presidencial com 53,9% dos votos
1 de abril de 2015
Muhammadu Buhari, do Congresso Todos Progressistas (All Progressives Congress, APC), um general aposentado de 72 anos, foi eleito Presidente da República Federal de Nigéria com 53,9%, contra os 44,96% dos votos para o atual presidente Goodluck Jonathan, do Partido Democrático Popular (People's Democratic Party, PDP). A vitória de Muhammadu Buhari é a primeira mudança democrática na Nigéria, marcou um ponto de virada na história. Desde a independência da Nigéria, o país passou por seis golpes militares e ditaduras militares.
Com apenas um estado ainda por anunciar resultados (Buhari ainda liderava com quase 4 milhões de votos) e assegurou o principio constitucional de vencer com pelo menos 25 por cento em 24 estados. O estado do Sokoto está projectado para ter a vitória de Buhari.
Goodluck Jonathan reconheceu a derrota em um comunicado: "Agradeço a todos os nigerianos, mais uma vez, para a grande oportunidade que me foi dada para liderar este país [...] eu mandei meus cumprimentos pessoais [por telefone] ao General Muhammadu Buharim". Vários líderes europeus felicitaram Muhammadu Buhari, incluindo François Hollande, que "saudou a determinação do povo nigeriano" e "sentido de responsabilidade" do Presidente nigeriano cessante, que admitiu oficialmente a derrota. O novo presidente deve falar nas próximas horas.
Recorde-se que a Nigéria é a maior economia da África, apesar de uma alta corrupção e da ascensão de grupos islâmicos como Boko Haram. É também a primeira vez na história da Nigéria que a oposição derrota o governo pelas urnas, quando o regime democrático foi restaurado em 1999.
Notícias Relacionadas
- "Ban Ki-moon: eleições na Nigéria transcorrem de maneira organizada", Wikinotícias, 29 de março de 2015.
- "Eleição na Nigéria respeitou "princípios continentais", diz União Africana", Wikinotícias, 30 de março de 2015.
Fontes
- Buhari ganhou eleições da Nigéria — Voz da América, 31 de março de 2015, 17:08
- ((fr)) AFP. L'opposant Muhammadu Buhari remporte la présidentielle au Nigeria — Le Monde, 1 de abril de 2015
- ((fr)) Nigeria: l'opposition remporte la présidentielle — Le Parisien, 1 de abril de 2015
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Nigeria : l'opposant Muhammadu Buhari remporte l'élection présidentielle avec 53,9 % des voix", proveniente de Wikinotícias em Francês em sua versão de 1 de abril de 2015. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |