Neva pelo segundo dia seguido no Sul do Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

28 de julho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A neve não só se adiantou para ontem, como voltou hoje – e pode aparecer também amanhã – fazendo as temperaturas despencarem no Sul do Brasil.

Se ontem pela manhã, quando a massa polar prevista começou a avançar pelo território do Rio Grande do Sul (RS), nevou em Canguçu, onde também teve chuva congelada, fenômeno que também atingiu a cidade de Pelotas, entre o final desta manhã e esta tarde a neve se espalhou por diversas cidades do estado, entre elas as turísticas Canela, Caxias do Sul e Gramado.

Chuva congelada e graupel (pelotas de gelo) também foram registradas.

Temperaturas baixíssimas

Como previsto pelos serviços meteorológicos, inclusive o Inmet, as temperaturas ficaram muito baixas hoje, o que deve se repetir amanhã. Porto Alegre, segundo o Agora RS, teve a tarde mais fria do ano, com 10ºC, mas sensação térmica de apenas 5ºC. Já o Epagri/Ciram, Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (SC), anunciou que 53 municípios do estados tiveram temperaturas abaixo de zero nesta quarta-feira.

De acordo o Inmet, na Atualização 4 - Previsão de Frio Intenso em partes do País emitida esta tarde, "até a manhã do dia 29/07, persiste a previsão de queda de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense".

O órgão também enfatizou que geadas, algumas bem amplas e de forte intensidade, podem ocorrer no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná (PR), sul do Mato Grosso do Sul, áreas de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul de Goiás.

Destaques gelados

  • fez 10,8°C em Santa Vitória do Palmar ontem, a menor temperatura no RS;
  • fez -7,8ºC em Bom Jardim da Serra, a temperatura mais baixa desta manha em SC;
  • fez -5,1ºC em General Carneiro, a menor temperatura desta manhã no PR;
  • fez -3,7ºC em São José dos Ausentes, a temperatura mais baixa desta manhã no RS.

Geada negra

A preocupação em muitas cidades do RS, segundo a Metsul, é com a geada negra, fenômeno que pode “queimar” a plantação e a vegetação, principalmente os brotos em floração ou foliares ou plantas recém germinadas, causando danos consideráveis à agricultura.

A geada negra - uma geada muito forte que atinge a seiva - recebe este nome porque as plantas atingidas ficam escuras e morrem.

Argentina e Uruguai abaixo de zero

Nevou hoje no Uruguai, nas zonas elevadas de Lavalleja e Maldonado, país que também registrou graupel nas regiões Centro-Sul, Leste e Nordeste.

Já na Argentina, teve chuva congelada e a temperatura mais fria registrada hoje foi de -10,6, em Uspallata.

Proteção contra o frio

O SMN Argentina fez questão hoje à tarde de dar algumas dicas em seu Twitter para se proteger durante o frio intenso:

  • beber líquidos quentes;
  • manter as normas de higiene;
  • usar roupas adequadas para o frio;
  • manter os ambientes ventilados para evitar a inalação de monóxido de carbono.

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit