Sul do Brasil se prepara para terceira onda polar de 2021; frio pode ser extremo

Fonte: Wikinotícias

26 de julho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Quem mora no Sul do Brasil, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina (SC) e Sul do Paraná, não pode reclamar de ainda não ter sentido frio este ano. Fez, por exemplo, -5,5ºC em Urupema, SC, durante a primeira onda polar, entre o final de junho e início de julho, e -8,2ºC na mesma cidade durante a segunda, que se estendeu apenas entre os dias 19 e 22 de julho.

No entanto, uma nova onda polar, que seguirá a onda fria que causará chuvas hoje e amanhã, a partir de quarta-feira, pode provocar frio ainda mais extremo, alertam os meteorologistas. Há, inclusive, chance de neve e chuva congelada para quarta e quinta-feira.

“O frio será bastante forte no Sul do Brasil com marcas raramente vistas nos últimos anos em algumas cidades”, apontou a Metsul. O Climatempo afirma que pode ser o “maior frio do ano”, enfatizando que a mínima pode chegar a -8°C e -10°C nos pontos mais altos do Sul do Brasil.

A frente fria e depois a massa polar também passarão pela Argentina e o Uruguai antes de atingir o Brasil.

Frio avançará até o Norte

Segundo o Inmet, entre os dias 28 de julho e 01 de agosto o frio avançará pelo Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, podendo atingir, inclusive, o Sul da Região Norte e Centro-Sul da Região Nordeste.

Temperaturas negativas não estão descartadas no Sudeste.

Fontes