Negociações do teto da dívida dos EUA são retomadas

Fonte: Wikinotícias

24 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Funcionários do orçamento da Casa Branca e importantes negociadores republicanos da Câmara estão retomando as negociações na quarta-feira para aumentar o limite de empréstimos do governo dos EUA antes que fique sem dinheiro para pagar suas contas na próxima semana e, ao mesmo tempo, cortar gastos federais futuros.

O presidente republicano da Câmara, Kevin McCarthy, disse a repórteres que as negociações ainda são produtivas, mas dias de negociações ainda não produziram um acordo que o presidente democrata Joe Biden e McCarthy acreditam que possa obter a maioria dos votos em ambas as casas do Congresso.

McCarthy e Biden se encontraram na Casa Branca na segunda-feira, e McCarthy disse que eles se reuniriam novamente na quarta-feira. “Acredito firmemente que resolveremos esse problema”, disse McCarthy. “Não vamos inadimplir”.

Ainda não está claro, no entanto, exatamente como Biden e os democratas que pedem por apenas cortes modestos e os republicanos que pressionam por cortes mais acentuados poderiam chegar a um acordo e até que ponto o teto da dívida seria aumentado além de seu valor atual de US$ 31,4 trilhões.

“Não aumentarei os impostos”, declarou McCarthy, rejeitando uma proposta da Casa Branca de aumentar os impostos dos contribuintes mais ricos e das grandes corporações. Tampouco, disse ele, permitiria que a Câmara votasse uma medida para aumentar o teto da dívida sem acompanhá-la com cortes de gastos.

“Sessenta por cento dos americanos acreditam que não devemos aumentar o teto da dívida sem cortar gastos”, disse ele.

A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse repetidamente que o governo logo ficará sem dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações, como juros sobre títulos do governo, salários de funcionários federais e contratados do governo. O governo pode ficar inadimplente pela primeira vez já na próxima semana, em 1º de junho, disse ela.

O governo atingiu seu atual limite de endividamento em janeiro, mas o Tesouro adotou “medidas extraordinárias” desde então para continuar pagando suas contas. Sem novas receitas fiscais suficientes fluindo para os cofres do governo nos primeiros dias de junho, o governo enfrentaria a difícil escolha de decidir quais contas pagar.

Autoridades alertaram que um calote dos Estados Unidos, a maior economia global, pode ser catastrófico, agitando os mercados de ações do mundo, forçando demissões nos EUA e prejudicando a posição de crédito, resultando em taxas de juros mais altas para os tomadores de empréstimos.

Notícias relacionadas

Fontes