Biden conclui “otimista” reunião sobre dívida do governo com McCarthy

Fonte: Wikinotícias

23 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Localização dos Estados Unidos
Localização dos Estados Unidos
Localização dos Estados Unidos

Um encontro muito aguardado entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o senador republicano e presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, terminou com a esperança do presidente de que finalmente se chegasse a um acordo sobre o limite da dívida do governo federal.

“Estamos otimistas, podemos fazer algum progresso”, disse Biden a repórteres. A reunião aconteceu na Casa Branca, onde Biden, após retornar de uma viagem ao Japão para a Cúpula do G7, agradeceu a McCarthy por sua presença no Salão Oval.

Os temores se baseiam no fato de que o governo pode ficar sem liquidez e não conseguir cumprir suas obrigações financeiras até 1º de junho.

O presidente democrata disse que ofereceu aos oponentes fórmulas para aumentar o limite da dívida de US$ 31,4 trilhões do país para que o governo dos EUA possa continuar pagando suas contas, como aposentados, salários de funcionários públicos e contratados.

"Os americanos sofreriam um verdadeiro golpe em seu bem-estar econômico", insistiu Biden. "Na verdade, o resto do mundo também teria", previu.

De sua parte, McCarthy lidera a bancada republicana, que se opõe a continuar aumentando o orçamento para aumentar os gastos públicos, disse que teve uma "conversa muito produtiva".

"Temos divergências", disse McCarthy, que disse que ambos concordam com a necessidade de "mudar de rumo, que nossa dívida é muito grande", referindo-se ao grande número necessário para fazer pagamentos.

"Em última análise, seremos capazes de encontrar um terreno comum, fortalecer nossa economia, cuidar dessa dívida e, o mais importante, fazer com que este governo aja novamente para conter a inflação, nos tornar menos dependentes da China, fazer nosso sistema de distribuição funcionar, quando concluído", recomendou o republicano.

Fontes