Biden conclui “otimista” reunião sobre dívida do governo com McCarthy

Fonte: Wikinotícias

23 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um encontro muito aguardado entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o senador republicano e presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, terminou com a esperança do presidente de que finalmente se chegasse a um acordo sobre o limite da dívida do governo federal.

“Estamos otimistas, podemos fazer algum progresso”, disse Biden a repórteres. A reunião aconteceu na Casa Branca, onde Biden, após retornar de uma viagem ao Japão para a Cúpula do G7, agradeceu a McCarthy por sua presença no Salão Oval.

Os temores se baseiam no fato de que o governo pode ficar sem liquidez e não conseguir cumprir suas obrigações financeiras até 1º de junho.

O presidente democrata disse que ofereceu aos oponentes fórmulas para aumentar o limite da dívida de US$ 31,4 trilhões do país para que o governo dos EUA possa continuar pagando suas contas, como aposentados, salários de funcionários públicos e contratados.

"Os americanos sofreriam um verdadeiro golpe em seu bem-estar econômico", insistiu Biden. "Na verdade, o resto do mundo também teria", previu.

De sua parte, McCarthy lidera a bancada republicana, que se opõe a continuar aumentando o orçamento para aumentar os gastos públicos, disse que teve uma "conversa muito produtiva".

"Temos divergências", disse McCarthy, que disse que ambos concordam com a necessidade de "mudar de rumo, que nossa dívida é muito grande", referindo-se ao grande número necessário para fazer pagamentos.

"Em última análise, seremos capazes de encontrar um terreno comum, fortalecer nossa economia, cuidar dessa dívida e, o mais importante, fazer com que este governo aja novamente para conter a inflação, nos tornar menos dependentes da China, fazer nosso sistema de distribuição funcionar, quando concluído", recomendou o republicano.

Fontes