Na Virgínia, estátua de Cristóvão Colombo é vandalizada
10 de junho de 2020
Mesmo para o explorador italiano, chegou o momento da demolição. Depois da do rei belga Leopoldo II e do escravista Edward Colston, a estátua de Cristóvão Colombo, que descobriu o chamado Novo Mundo em 1492, também foi vandalizada.
Cronologia dos fatos
Aconteceu hoje em Richmond, capital do estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Um grupo de ativistas do movimento Black Lives Matter havia anteriormente vandalizado a estátua, coberto com tinta e depois incendiado. Posteriormente, o monumento foi derrubado e jogado em um lago perto de Byrd Park. A frase "Colombo representa genocídio" foi escrita no pedestal onde a estátua repousava.
Quem foi Cristóvão Colombo?
Cristóvão Colombo foi um explorador italiano, para ser mais preciso genovês, nascido em 1451. Ele é conhecido em todo o mundo por ter descoberto as Américas em 1492. Consequentemente, iniciou a colonização européia do Novo Mundo. Em muitos países americanos, 12 de outubro, a data da descoberta, é feriado - também nos Estados Unidos sob o nome de Columbus Day . No entanto, nos últimos anos, muitas cidades cancelaram esse feriado atribuindo a Colombo o início do extermínio dos povos indígenas.
Notícias Relacionadas
- "Bélgica: cidade de Antuérpia retira estátua de Leopoldo II", Wikinotícias, 10 de junho de 2020.
- "Bélgica: controvérsia surge contra as estátuas de Leopoldo II", Wikinotícias, 9 de junho de 2020.
- "É derrubada a estátua de um escravista em Bristol", Wikinotícias, 8 de junho de 2020.
Fontes
- ((it)) A Richmond, in Virginia, è stata abbattuta una statua di Cristoforo Colombo — Il Post, 10 de junho de 2020
- ((it)) Silvia Luperini. Usa, statue di Colombo abbattute e vandalizzate — La Repubblica, 10 de junho de 2020
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "In Virginia è stata abbattuta una statua di Cristoforo Colombo", proveniente de Wikinotícias em Italiano em sua versão de 10 de junho de 2020. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |