Nações do Pacífico pedem ao Japão que atrase a descarga de água contaminada da usina de Fukushima

Fonte: Wikinotícias

18 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Fórum das Ilhas do Pacífico, uma coalizão de nações insulares do Pacífico, instou o governo japonês a atrasar a descarga de água contaminada da usina nuclear de Fukushima.

O secretário-geral da coalizão, Henry Puna, disse em uma reunião realizada em Suva, Fiji, hoje (18): "Nossa região está firmemente comprometida com o fato de que não deve haver descarga (da água contaminada de Fukushima) até que todas as partes envolvidas confirmem a segurança".

O secretário-geral Puna disse estar preocupado com o fato de que, se a água contaminada fosse liberada, a pesca, uma importante fonte de renda para as nações insulares do Pacífico, seria contaminada.

Puna também enfatizou que os habitantes das ilhas do Pacífico suportaram os efeitos de longo prazo dos testes nucleares anteriores todos os dias e que "devemos impedir ações de outros que levem a outra grande catástrofe de contaminação nuclear".

Anteriormente, em abril de 2021, o governo japonês aprovou um plano para exportar mais de 1 milhão de toneladas de água contaminada da usina nuclear de Fukushima para o mar.

Então, na semana passada, anunciou que a água contaminada da usina nuclear de Fukushima diluída poderia ser descarregada no mar “em algum momento desta primavera ou verão”.

Em Fukushima, Japão, um terremoto ocorrido na região em março de 2011 desligou a usina nuclear, causando o derretimento do núcleo e o vazamento de uma grande quantidade de radioatividade.

Notícias relacionadas

Fontes