NASA: os sais podem ser uma peça importante do quebra-cabeça orgânico marciano

Fonte: Wikinotícias
Selfie do Curiosidade em Marte no 2019

21 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma equipe da NASA descobriu que os sais orgânicos provavelmente estão presentes em Marte. Como fragmentos de cerâmica antiga, esses sais são os restos químicos de compostos orgânicos, como aqueles previamente detectados pelo rover Curiosity da NASA. Compostos orgânicos e sais em Marte podem ter se formado por processos geológicos ou ser remanescentes de vida microbiana antiga.

Além de adicionar mais evidências à ideia de que já houve matéria orgânica em Marte, a detecção direta de sais orgânicos também ajudaria a habitabilidade marciana dos dias modernos, visto que na Terra, alguns organismos podem usar sais orgânicos, como oxalatos e acetatos, para energia.

“Se determinarmos que existem sais orgânicos concentrados em qualquer lugar de Marte, vamos querer investigar mais a fundo essas regiões e, idealmente, perfurar mais profundamente abaixo da superfície, onde a matéria orgânica poderia ser mais bem preservada”, disse James MT Lewis, um geoquímico orgânico que liderou a pesquisa.

Encontrar moléculas orgânicas, ou seus restos de sal orgânico, é essencial na busca da NASA por vida em outros mundos. Mas esta é uma tarefa desafiadora na superfície de Marte, onde bilhões de anos de radiação apagaram ou fragmentaram a matéria orgânica. Como um arqueólogo desenterrando pedaços de cerâmica, Curiosity coleta solo e rochas marcianos, que podem conter pequenos pedaços de compostos orgânicos.

Notícias relacionadas

Fonte