Saltar para o conteúdo

Nível do Guaíba chega a 4,77 e Porto Alegre registra maior enchente de sua história

Fonte: Wikinotícias

4 de maio de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Segundo a Ceic (Centro Integrado de Coordenação de Serviços ) de Porto Alegre, o nível do Guaíba chegou a 4,77 metros por volta das 22 horas desta noite. É o maior nível já alcançado, já que na grande enchente de 1941 o rio (ou lago) alcançou 4,76m.

A informação é da Defesa Civil de POA, que monitora a régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA).

O centro de Porto Alegre e o Guaíba são separados por um muro de contenção, construído após a grande cheia de 1941, mas esta tarde uma das comportas se rompeu. Além disso, a água também entrou pelas tubulações de esgoto.

Por estar a cerca de 1 metro do chão, a prefeitura de Porto Alegre escapou da entrada das águas (imagem meramente ilutsrativa)

Os contratempos fizeram com que o centro ficasse alagado, com a água chegando quase três quadras acima do muro, até a Praça da Alfândega, que fica no Centro Histórico da cidade. No meio desta tarde, a prefeitura estava rodeada de água, que alcançava cerca de 50cm, mas por estar a cerca de 1 metro do chão, o prédio escapou momentaneamente da entrada da água.

Bairros do chamado 4º Distrito também foram alagados.

Referências[editar | editar código-fonte]

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]