Nível do Guaíba chega a 4,77 e Porto Alegre registra maior enchente de sua história
4 de maio de 2024
Segundo a Ceic (Centro Integrado de Coordenação de Serviços) de Porto Alegre, o nível do Guaíba chegou a 4,77 metros por volta das 22 horas desta noite. É o maior nível já alcançado, já que na grande enchente de 1941 o rio (ou lago) alcançou 4,76m.
A informação é da Defesa Civil de POA, que monitora a régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA).
O centro de Porto Alegre e o Guaíba são separados por um muro de contenção, construído após a grande cheia de 1941, mas esta tarde uma das comportas se rompeu. Além disso, a água também entrou pelas tubulações de esgoto.
Os contratempos fizeram com que o centro ficasse alagado, com a água chegando quase três quadras acima do muro, até a Praça da Alfândega, que fica no Centro Histórico da cidade. No meio desta tarde, a prefeitura estava rodeada de água, que alcançava cerca de 50cm, mas por estar a cerca de 1 metro do chão, o prédio escapou momentaneamente da entrada da água.
Bairros do chamado 4º Distrito também foram alagados.
Referências
[editar | editar código-fonte]- Enchentes no Rio Grande do Sul em abril de 2024, Wikipédia.
- Enchente de 1941 em Porto Alegre, Wikipédia.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]Fontes
[editar | editar código-fonte]- Nível do Guaíba — Ceic Porto Alegre, 3 de maio de 2024
- Nível do Guaíba avança até 4,77cm e Porto Alegre registra maior enchente de sua história, informa Rede Hidrometeorológica Nacional — Correio do Povo, 3 de maio de 2024