Mulher e filhos de Pedro Castillo chegam ao México

Fonte: Wikinotícias

21 de dezembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A esposa, os filhos menores do ex-presidente peruano Pedro Castillo e do ex-embaixador mexicano Pablo Monroy Conesa chegaram ao México na quarta-feira, informou a mídia local, em meio a crescentes tensões entre os dois países.

Na terça-feira, o Peru ordenou a deportação de Monroy Conesa, em resposta à decisão do México de conceder asilo à família Castillo. O México também concedeu asilo a Castillo, que continua detido no Peru e está sendo investigado pelos crimes de abuso de autoridade e perturbação da tranquilidade pública.

O jornal Milenio mostrou em sua conta no Twitter imagens da chegada da esposa de Castillo, Lilia Paredes, de seus familiares e do embaixador mexicano.

Paredes e seus dois filhos mais novos viajaram em um voo da companhia aérea Aeroméxico marcado para a 1h40 desta quarta-feira, segundo o jornal peruano La República.

As relações entre o México e o Peru ficaram tensas nos últimos dias após as declarações do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador em apoio ao presidente peruano que foi deposto e detido no início de dezembro.

A destituição de Castillo após uma tentativa de dissolução do Parlamento agravou a crise no Peru, com mais protestos.

Conflito entre Peru e México

O Peru havia declarado o embaixador mexicano "persona non grata" na terça-feira e lhe dado 72 horas para deixar Lima por "interferência" nos assuntos internos do país, em uma escalada da crise diplomática entre as duas nações.

A decisão do governo peruano ocorreu horas depois que o México anunciou que havia concedido asilo político à família de Castillo.

"O governo peruano declarou o embaixador mexicano no Peru, Pablo Monroy Conesa, persona non grata devido às repetidas manifestações das altas autoridades desse país sobre a situação política no Peru", disse a ministra das Relações Exteriores do Peru, Ana Gervasi, em um discurso.

Em resposta, o governo mexicano informou que instruiu Monroy Conesa a retornar ao México após ser declarado persona non grata e que sua embaixada em Lima funcionará normalmente.

"Acho essa decisão infundada e repreensível", disse o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, em sua conta no Twitter sobre a decisão do Peru de expulsar o representante mexicano em Lima. "O México não mudará de posição", declarou.

Fontes