Moskovo—Kaluga: a primeira Wikiexpedição russa

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikimedia Foundation headquarters
Histórias Relatadas
Mais informação na Wikimedia Foundation

16 de julho de 2016

Parte dos participantes da Wikiexpedição no cruzamento fechado no dia anterior, ao longo da rota planejada.

Em 11 de junho ocorreu a primeira Wikiexpedição oficial da Wikipédia em russo, na rota Moscovo–Kaluga–Moscovo, organizada pela Wikimedia RU. O evento central da viagem foi a décima segunda Wikiexpedição ao Museu Estatal de História da Cosmonáutica K. E. Tsiolkovsky.

O objetivo da Wikiexpedição era reabastecer os projetos da Wikimedia com fotos dos objetos encontrados ao longo da rota planejada.

Às cinco horas da manhã, nove participantes do projeto Wiki saíram de Moscovo em dois carros: Юлия 70 (Yulia 70), Dmitry Rozhkov, GAndy, Drbug, JukoFF, krassotkin, DonSimon, Andreykor e Chath. Em Kaluga, eles foram recebidos pela participante Sudzuki Erina.

O clima não estava propício para este objetivo: o céu permaneceu fechado durante todo o dia, com chuviscos frequentes que se transformavam em chuva regularmente. Os planos feitos pelos wikipedistas acabaram tomando muito mais tempo que o previsto. Precisaram se informar sobre a rota no decorrer do percurso, devido a diferenças entre os mapas e a situação verdadeira: uma das estradas havia sido bloqueada na véspera, e outra constava nos mapas mas era quase intransitável para veículos. Algumas das instalações estavam fechadas para visitação.

No entanto, os participantes da expedição conseguiram alcançar parcialmente os objetivos definidos. Até o momento, mais de 650 fotos foram carregadas na Wikimedia Commons, algumas das quais já foram devidamente descritas, categorizadas e adicionadas em artigos da Wikipédia em russo.

Imagens

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador. Veja a página de discussão para mais detalhes.

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati