Morre aos 54 anos, o judoca olímpico japonês, Hitoshi Saito

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal Obituário
Outras notícias sobre obituário

22 de janeiro de 2015

O judoca japonês Hitoshi Saito, vencedor de duas medalhas de ouro olímpicas, morreu aos 54 anos de idade. A causa da morte foi anunciada como o câncer duto biliar intra-hepático. Ele morreu em Osaka na terça-feira. Além de ser um ex-campeão olímpico e mundial, Saito foi o presidente da All Japan Judo Federation (ou Federação do Judô de Todo o Japão) no momento da sua morte.

Ele havia sido hospitalizado desde o final de 2014. Em 2013, descobriu-se que ele tinha um tumor em sua vesícula biliar.

Saito ganhou medalhas de ouro olímpicos consecutivos nos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles (Estados Unidos) e os Jogos de 1988 em Seul (Coréia do Sul). Ele competiu na categoria acima de 95 kg. Sua vitória nos Jogos de Seul, continua o recorde no Japão por ganhar um ouro no judô em todos os jogos olímpicos desde os Jogos de 1964, realizados em Tóquio. Ele também foi campeão mundial no Campeonato Mundial de Judô Masculino de 1983 na classe aberta.

Yasuhiro Yamashita, um companheiro judoca que lutou contra Saito em três finais consecutivas do campeonato de judô All-Japan e que também ganhou o ouro nos Jogos de 1984, comentou sobre sua morte: "Ele foi a minha vida inteira um rival. E é muito triste ouvir isso". Yamashita ganhou todas as três finais contra Saito.

Um tributo veio de Tsunekazu Takeda, o presidente do Comitê Olímpico Japonês. Ele disse: "É tudo muito repentino, então eu não sei o que dizer. [...] Como jogador e treinador, ele realmente deu tudo de si e nós tivemos expectativas para ele, por isso é lamentável. Eu tive a impressão de que ele era uma pessoa séria e consciente".

Saito se aposentou em 1989. Mais tarde, ele passou a se tornar o treinador da seleção masculina, levando-os a três medalhas de ouro Olímpicas em Atenas, em 2004. Ele também assumiu o comando da seleção masculina durante os Jogos de 2008 em Pequim. Ele tornou-se chefe do Comitê para a Valorização do All Japan Judo Federation em novembro de 2012.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati