Navalny estava prestes a ser libertado antes de morrer, diz porta-voz

Fonte: Wikinotícias

27 de fevereiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pouco antes de sua morte em uma colônia penal no Ártico, em 16 de fevereiro, o político da oposição russa Alexey Navalny seria trocado por um prisioneiro russo na Alemanha, disse a porta-voz Maria Pevchikh em um comunicado em vídeo na segunda-feira, uma alegação compartilhada pela família.

“Alexey Navalny poderia estar sentado neste lugar agora mesmo. Isso não é uma figura de linguagem, poderia e deveria ter acontecido”, disse Pevchikh no comunicado postado no YouTube.

Pevchikh disse ter a confirmação de que as negociações para uma troca estavam em seu “estado final” em 15 de fevereiro, um dia antes de Navalny ser dado como morto.

“Navalny deveria ter saído nos próximos dias porque tomamos uma decisão sobre sua troca”, disse Pevchikh, que mora fora da Rússia.

Pevchikh não apresentou evidências nem divulgou fontes para suas afirmações.

O Kremlin negou as alegações de figuras da oposição russa, dos Estados Unidos e da Europa de que Navalny foi morto pelo Estado russo, descrevendo-as como inaceitáveis. A certidão de óbito de Navalny afirma que ele morreu de causas naturais, segundo seus apoiadores.

Fontes[editar | editar código-fonte]