Morre Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 anos

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 29 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Morreu nesta quinta-feira à tarde o ex-jogador de futebol brasileiro Pelé, um dos maiores da história. Ele estava internado há um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar uma infecção e o câncer de cólon descoberto no ano passado, tendo A Folha noticiado no início de dezembro que ele estaria recebendo cuidados paliativos, já que a quimioterapia usada para tratar o câncer não estaria mais fazendo efeito.

No entanto, o próprio jogador negou a informação horas depois, escrevendo em seu Instagram, "estou forte e sigo meu tratamento como sempre". As filhas de Pelé falaram com o Fantástico no dia 4 também negando a gravidade da situação. É "injusto falarem que ele está em estado terminal ou recebendo cuidados paliativos", disse Flávia então.

No Instagram do craque, logo após as 16 horas desta tarde, a família divulgou a seguinte mensagem: "A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que pacificamente faleceu no dia de hoje. Em sua jornada, Edson encantou todos com sua genialidade no esporte, parou uma guerra, fez obras sociais no mundo inteiro e espalhou o que mais acreditava ser a cura para todos os nossos problemas: o amor. A sua mensagem em vida se transforma em legado para as futuras gerações. Amor, amor e amor, para sempre".

Reações

Cristiano Ronaldo divulgou uma foto em seu Instagram com Pelé, escrevendo: "Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé" (aqui).

Messi também postou fotos com Pelé em seu Instagram, escrevendo: "Descansa en paz, Pelé" (aqui).

Romário escreveu, na mesma rede social, junto a uma foto do ex-jogador: "Hoje o Brasil dá adeus a um de seus filhos mais ilustres: Pelé, o rei do futebol. Eleito o atleta do século, Edson Arantes do Nascimento fez o mundo se curvar diante do seu talento, levando o futebol brasileiro ao altar dos deuses. Durante toda sua vida, Pelé inspirou gerações de atletas e merece todas as homenagens. Meus sentimentos à família e amigos. E que ele possa descansar em paz" (aqui).

Ronaldo seguiu o exemplo de Romário, e escreveu junto a uma foto: Único. Genial. Técnico. Criativo. Perfeito. Inigualável. Aonde Pelé chegou, ficou. Sem nunca ter saído do topo, ele nos deixa hoje. O rei do futebol - um só. O maior de todos os tempos. O mundo de luto. A tristeza da despedida misturada ao orgulho imenso da história escrita. Que privilégio vir depois de você, meu amigo. Seu talento é uma escola pela qual todo jogador deveria passar. Seu legado transcende gerações. E é assim que seguirá vivo. Hoje e sempre, celebraremos você. Obrigado, Pelé. Descanse em paz" (aqui).

O portal do jornal argentino Olé, dedicado ao futebol, destacou: "Dolor mundial: falleció Pelé" (Dor mundial: faleceu Pelé" (aqui).

Notícias Relacionadas

Fontes