Missão lunar indiana Chandrayaan encontra água na lua

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

27 de setembro de 2009

A primeira missão lunar da Índia, a Chandrayaan-1, tem ajudado a NASA a encontrar água na superfície da Lua. A Moon Mineralogy Mapper (M3), da NASA, a bordo da Chandrayaan, encontrou evidências de moléculas de água na superfície da lua.

Mesmo há 40 anos, amostras de rocha trazidas a Terra pelo Apolo e outras missões levou alguns cientistas a alegar de que existiu água na Lua. Mas tinham dúvidas sobre os resultados, como as caixas em que as rochas lunares foram trazidas para a Terra não tinha escapado de contaminação das amostras de ar da atmosfera.

Estudos recentes feitos pela Chandrayaan encontraram moléculas de água (H2O) e hidroxila (OH) com silicato de rocha na região equatorial lunar. Estima-se que menos de uma colher de chá de água poderia ser extraída de vários quilograma de solo lunar.

Quarenta anos depois do primeiro desembarque, alguns dizem que esta grande descoberta irá desencadear um novo interesse na Lua.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati