Ministros da Defesa EUA-Rússia ligam para discutir questão da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

22 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os ministros da Defesa dos Estados Unidos e da Rússia tiveram um telefonema no dia 21 para discutir a questão da Ucrânia.

Os Estados Unidos e a Rússia anunciaram em um comunicado de imprensa no mesmo dia que o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, falaram ao telefone.

"O secretário Austin destacou a importância de manter os canais de comunicação à medida que a guerra com a Ucrânia avança", disse o Pentágono em um comunicado à imprensa.

"Discutimos questões de segurança internacional, incluindo a situação na Ucrânia", disse o Ministério da Defesa russo.

Foi o primeiro telefonema entre os ministros da Defesa dos EUA e da Rússia após a invasão da Ucrânia pela Rússia em mais de cinco meses desde 13 de maio.

Na época, o Pentágono tornou público o telefonema e disse que havia pedido um cessar-fogo imediato na Rússia.

A Rússia mencionou publicamente a possibilidade de uma cúpula com os Estados Unidos e expressou sua disposição de se engajar no diálogo para resolver a crise na Ucrânia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres no dia 21 que o presidente russo, Vladimir Putin, estava aberto a negociações "desde o início".

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse no mesmo dia que "o presidente Putin parece muito mais flexível e aberto a negociações", aumentando as expectativas para a cúpula.

Enquanto isso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que não haverá conversas com Moscou enquanto Putin estiver no poder.

Fontes