Ministros da CPLP reúnem-se em Bissau
29 de outubro de 2014
Está a decorrer na Guiné-Bissau a décima terceira reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
É um Conselho de Ministros extraordinário, que pretende debater, entre outros assuntos, a situação na Guiné-Bissau. Guiné-Bissau que regressou à normalidade democrática após o escrutínio legislativo e presidencial que ocorreu em Abril e Maio deste ano.
Fontes diplomáticas dizem à Voz de América que a reunião dos chefes da diplomacia da CPLP vai ainda permitir discutir os moldes da ajuda à Guiné-Bissau.
Sobre o que pode sair desta décima terceira reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, em Bissau, falamos com o diplomata guineense, Apolinário Mendes de Carvalho.
A reunião que marca a reafirmação do retorno da Guiné-Bissau à convivência dos países democráticos, e que acontece no dia em que decorre também a conferência empresarial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), sobre Parcerias Público-Privadas para a Competitividade, expressa ainda uma oportunidade para o país, sublinhou Apolinário Mendes de Carvalho.
A reunião de Bissau, que tem lugar hoje, vai permitir reafirmar o apoio da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa às autoridades da Guiné-Bissau, “no sentido de prosseguir com as reformas necessárias para a estabilidade política, económica e social, bem como a consolidação do Estado de Direito e as demais condições para a paz e o desenvolvimento do país.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícia Relacionada
- "Chefes da Diplomacia da CPLP reúnem-se em Bissau", Wikinotícias, 29 de outubro de 2014.
Fontes
- Lassana Casamá. Ministros da CPLP reúnem-se em Bissau— Voz da América, 29 de outubro de 2014, 18:24
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|