Ministros da CPLP reúnem-se em Bissau

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Guiné-Bissau.

Agência VOA

29 de outubro de 2014

Está a decorrer na Guiné-Bissau a décima terceira reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

É um Conselho de Ministros extraordinário, que pretende debater, entre outros assuntos, a situação na Guiné-Bissau. Guiné-Bissau que regressou à normalidade democrática após o escrutínio legislativo e presidencial que ocorreu em Abril e Maio deste ano.

Fontes diplomáticas dizem à Voz de América que a reunião dos chefes da diplomacia da CPLP vai ainda permitir discutir os moldes da ajuda à Guiné-Bissau.

Sobre o que pode sair desta décima terceira reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, em Bissau, falamos com o diplomata guineense, Apolinário Mendes de Carvalho.

A reunião que marca a reafirmação do retorno da Guiné-Bissau à convivência dos países democráticos, e que acontece no dia em que decorre também a conferência empresarial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), sobre Parcerias Público-Privadas para a Competitividade, expressa ainda uma oportunidade para o país, sublinhou Apolinário Mendes de Carvalho.

A reunião de Bissau, que tem lugar hoje, vai permitir reafirmar o apoio da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa às autoridades da Guiné-Bissau, “no sentido de prosseguir com as reformas necessárias para a estabilidade política, económica e social, bem como a consolidação do Estado de Direito e as demais condições para a paz e o desenvolvimento do país.

Notícia Relacionada[editar]

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati