Ministros da CPLP reúnem-se em Bissau

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Guiné-Bissau.

Agência VOA

29 de outubro de 2014

Está a decorrer na Guiné-Bissau a décima terceira reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

É um Conselho de Ministros extraordinário, que pretende debater, entre outros assuntos, a situação na Guiné-Bissau. Guiné-Bissau que regressou à normalidade democrática após o escrutínio legislativo e presidencial que ocorreu em Abril e Maio deste ano.

Fontes diplomáticas dizem à Voz de América que a reunião dos chefes da diplomacia da CPLP vai ainda permitir discutir os moldes da ajuda à Guiné-Bissau.

Sobre o que pode sair desta décima terceira reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, em Bissau, falamos com o diplomata guineense, Apolinário Mendes de Carvalho.

A reunião que marca a reafirmação do retorno da Guiné-Bissau à convivência dos países democráticos, e que acontece no dia em que decorre também a conferência empresarial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), sobre Parcerias Público-Privadas para a Competitividade, expressa ainda uma oportunidade para o país, sublinhou Apolinário Mendes de Carvalho.

A reunião de Bissau, que tem lugar hoje, vai permitir reafirmar o apoio da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa às autoridades da Guiné-Bissau, “no sentido de prosseguir com as reformas necessárias para a estabilidade política, económica e social, bem como a consolidação do Estado de Direito e as demais condições para a paz e o desenvolvimento do país.

Notícia Relacionada[editar]

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati