Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita visita o Irã

Fonte: Wikinotícias

18 de junho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No dia 17, o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do Irã na capital Teerã.

O ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan Al Saud, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, para discutir questões de segurança regional.

O ministro Faisal então se encontrou com o presidente iraniano Ebrahim Raisi e entregou um convite da Arábia Saudita.

Faisal disse na coletiva de imprensa conjunta que gostaria de enfatizar a importância da cooperação entre os dois países em relação à segurança regional, especialmente marítima.

O Ministério das Relações Exteriores iraniano disse a repórteres que os dois ministros discutiram maneiras de aumentar a cooperação nas áreas de segurança, economia, turismo e transporte.

Em março, os dois países concordaram em restabelecer relações diplomáticas e reabrir embaixadas, encerrando sete anos de relações tensas.

Os dois países concordaram em restaurar as relações por meio da mediação chinesa. Isso reduziu a possibilidade de conflito futuro entre os dois países, que estavam direta ou indiretamente em desacordo na região.

Logo após o início da guerra civil no Iêmen em 2014, o conflito se transformou em uma guerra por divergências entre os dois países, já que a Arábia Saudita apoiou o governo internacionalmente reconhecido do Iêmen e o Irã apoiou os rebeldes Houthi.

A Arábia Saudita cortou relações diplomáticas com o Irã em 2016, depois que manifestantes iranianos atacaram sua embaixada em Teerã.

Fontes