Milicianos xiitas tomaram complexo presidencial do Iêmen

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

20 de janeiro de 2015

Iêmen

Milicianos xiitas do movimento Huthi tomaram hoje (20) o complexo presidencial do Iêmen, informou fonte militar. De acordo com testemunhas, houve combates perto da residência do chefe de Estado, Abd Rabbuh Mansur Al Hadi. Ontem (19), combatentes da milícia xiita Ansaruallah cercaram a residência do primeiro-ministro Khaled Bahah em Sana, capital do país, após confrontos que permitiram reforçar o domínio do grupo sobre a capital iemenita. Os confrontos causaram nove mortos e 67 feridos, incluindo civis.

A Ansaruallah tomou, no dia 21 de setembro, o controle de uma grande parte de Sana, controlando a televisão pública iemenita e a agência noticiosa oficial Saba. Os combates de segunda-feira ocorreram dois dias depois do sequestro, pelas milícias xiitas, do chefe de gabinete do presidente e um dos arquitetos do projeto da nova Constituição, Ahmed Awad bin Mubarak. O texto prevê um Iêmen composto por seis regiões, o que as milícias xiitas contestam.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati