Milhões de crianças deslocadas no Sudão sujeitas à fome, violência e abusos

Fonte: Wikinotícias

10 de fevereiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A UNICEF alerta que 300 dias de conflito no Sudão desencadearam uma onda de atrocidades contra crianças, com centenas de milhares de pessoas a sofrerem de fome, violência e abusos horríveis.

De acordo com a agência da ONU para a infância, quatro milhões de crianças no Sudão foram deslocadas, no que é visto como “a maior crise de deslocamento infantil do mundo”. Para analisar a magnitude das condições, a UNICEF disse que 13 mil crianças foram deslocadas e colocadas numa situação de caos e desespero todos os dias durante os últimos 300 dias.

O porta-voz da UNICEF, James Elder, que acaba de regressar do Sudão, disse na sexta-feira que as crianças perderam tudo. Ele disse que eles não estão a salvo dos combates que os cercam, eles perderam todos os seus bens; muitos estão separados da família e dos amigos. Ele disse que eles perderam a esperança de que as coisas vão melhorar.

“As consequências dos últimos 300 dias significam que mais de 700.000 crianças poderão sofrer da forma mais perigosa de desnutrição este ano. A UNICEF não será capaz de tratar mais de 300.000 delas sem melhor acesso e sem apoio adicional. Nesse caso, dezenas de milhares provavelmente morreriam", disse ele.

Fontes[editar | editar código-fonte]