Met Office emite raro alerta vermelho para tempestade Arwen

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

26 de novembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O Arwen hoje em imagem da Nasa

O Met Office, órgão oficial de meteorologia do Reino Unido, emitiu um "raro alerta vermelho" para condições de tempo adversas devido a passagem de uma área de baixa pressão chamada tempestade Arwen, que causará neve, chuvas e ventos fortes em grande parte do território britânico. "O aviso é emitido apenas raramente, o que significa que existe um risco potencial de vida", enfatizou a BBC Weather.

O alerta é válido de hoje à tarde até amanhã de manhã principalmente para as áreas costeiras no nordeste britânico, onde as rajadas de vento podem passar de 110km/h (70 mph). Segundo o Met Office, é esperado que o vento vindo do norte cause agitação marítima, com ondas excepcionalmente altas. ​"As pessoas devem ficar longe da costa, pois as ondas e os detritos são um perigo para a vida", diz o comunicado.

No restante do Reino Unido - com exceção de boa parte do sul - continua o alerta âmbar para vento. O aviso para neve mais intensa é para as terras altas da Escócia e para o norte da Inglaterra.

Entre hoje e amanhã, Arwen cruzará o território britânico e chegará a outros países europeus, como à Espanha, que já emitiu alertas para o aumento de chuvas e nevascas na metade norte da península. "Espera-se as nevascas mais fortes na Cordilheira Cantábrica, norte de Castela e León, centro e norte de Navarra, País Basco e nos Pirineus Ocidentais e Centrais", reporta a nota emitida pelo Aemet espanhol, alertando para a possibilidade de que em altitudes acima de 600m haja acumulados de neve de cerca de 20cm.

Referências[editar | editar código-fonte]

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]