Espanha emite alerta para frio e neve intensa

Fonte: Wikinotícias

21 de novembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A partir de amanhã, segunda-feira, uma DANA (depressão isolada em altos níveis) vai entrar pelo norte da Espanha, vinda de altas latitudes, e irá evoluir nos próximos dias para uma tempestade de frio. Em baixos níveis, entrará uma massa de ar muito frio de origem polar que permanecerá vários dias sobre a Península e as Ilhas Baleares. Como consequência, a partir de amanhã, uma mudança drástica no clima é esperada, com queda de neve em elevações relativamente baixas em grandes áreas do país, chuvas intensas e persistentes no nordeste, bem como a queda acentuada nas temperaturas.

Amanhã segunda-feira, queda intensa de neve é esperada na Cordilheira da Cantábria em maior medida, onde atingirá espessuras em torno de 10cm ao final do dia em grandes altitudes. Também haverá nevascas, embora menos intensas, no Sistema Central e no Sistema Ibérico, com probabilidade de exceder 5cm. A neve também pode atingir áreas mais baixas no sul de Castilla e León e nordeste de Castilla La Mancha e, pontualmente, a Comunidade de Madrid. A queda nas temperaturas ocorrerá principalmente na metade norte da Península, onde será perceptível em grandes áreas.

Terça-feira, 23, será o dia de pico do episódio, quando haverá uma mudança para o Sudeste das áreas onde a neve será mais intensa. Desta forma, é nesta área que se espera as maiores acumulações no Sistema Ibérico, especialmente nas zonas orientais da Castilla-La Mancha, Teruel, oeste de Zaragoza, Soria e La Rioja, bem como nos Pirineus Centrais. As nevascas também continuarão na Cordilheira da Cantábria e no Sistema Central, com mais intensidade no leste desta área e onde os acumulados podem exceder 20cm de espessura durante este dia no Sistema Ibérico, bem como em áreas altas dos Pirineus Centrais. Tempestades, com chuvas intensas e persistentes, também são esperadas para este dia no Vale do Ebro e no leste da Catalunha e a queda de temperatura que começou no dia anterior se estenderá para todo país.

Na quarta-feira, 24, a previsão inicial é que a queda de neve continue nas mesmas áreas, mas de forma menos intensa, e as temperaturas devem começar a subir novamente em todo país.

A partir da quinta-feira, 25, é provável que a tempestade invernal se afaste para o leste, mas há previsões de que outro fenômeno parecido entre pelo norte, mantendo o tempo ruim até o próximo final de semana.

Notícias Relacionadas

Fontes