Tempestade Blas pode ser transformar em ciclone e deixa Leste da Espanha em alerta

Fonte: Wikinotícias

10 de novembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As regiões das Ilhas Baleares, Valência e Catalunha, na Espanha, estão sob alerta para a evolução da tempestade Blas, que pode se transformar num ciclone - um medicane, mais especificamente - nas próximas horas, causando ventos com rajadas de 90 km/h e chuvas de mais de 200mm.

Segundo o portal El Tiempo em seu Twitter, a evolução do fenômeno é iminente. A meteorologista Irene Santa, do mesmo portal, escreveu que “a situação no Mediterrâneo se complicará cada vez mais.”

Blas é uma tempestade que está a semana toda afetando a região entre a costa Leste da Espanha e Sudoeste da Itália e sua aproximação do Norte da Argélia não está descartada.

O que é um medicane?

Um medicane nada mais é do que uma nomenclatura formada pela junção de parte das palavras MEDIterrâneo e hurriCANE (furacão ou ciclone). Segundo o AccuWeather, “medicane é um nome informal para uma tempestade não tropical que se move sobre o Mar Mediterrâneo e ganha algumas características tropicais à medida que se fortalece sobre as águas quentes. Medicane é uma combinação das duas palavras 'Mediterrâneo' e furacão'.”

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes