Medidas de austeridade causam greve geral em Bruxelas
8 de dezembro de 2014
Bélgica —
A Bélgica enfrenta hoje (8) novo dia de greve que afetará as regiões de Bruxelas e Brabante Valão, como forma de protesto contra as novas medidas de austeridade anunciadas pelo governo. O novo Executivo de centro-direita, formado há dois meses, deverá enfrentar mais ações integradas, em uma série de greves regionais que serão feitas até o dia 15 de dezembro, quando ocorre paralisação geral. Está previsto um dia de "caos" nas estradas em torno da capital, já que nenhum comboio deverá chegar a Bruxelas. Estão previstos cortes e barricadas em pontos-chave de acesso, segundo o diário Le Soir.
O tráfego na capital deve ficar caótico, já que não circula o metrô, nem os elétricos e os transportes coletivos. Como medida de prevenção, cerca de 30% dos voos previstos para hoje, a partir do Aeroporto Nacional de Bruxelas, foram cancelados. O acesso às escolas primárias e secundárias foi bloqueado, e os hospitais cancelaram as consultas, funcionando como no domingo, ou seja, apenas com serviço de urgência.
As grandes áreas comerciais e as sucursais bancárias estão fechadass, até porque a população não conseguirá chegar ao local de trabalho. O setor industrial também será afetado, com greves convocadas pelas concessionárias de automóvel e pelo Porto de Bruxelas. Os trabalhadores das cadeias de televisão nacionais RTBF e VRT votaram a favor da greve geral, e as emissões habituais serão substituídas por outros programas.
A província de Brabante Valão será afetada de maneira semelhante, e apesar de as estações não serem bloqueadas, nenhum comboio vai partir em direção a Bruxelas. Os sindicatos, que convocaram as greves, opõem-se ao aumento da idade da reforma, às alterações ao regime das pensões e à suspensão da indexação salarial anual, incluídas no pacto governamental.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Agência Lusa. Medidas de austeridade causam greve geral em Bruxelas— Agência Brasil, 8/12/2014
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|