Carrossel mais antigo do mundo pode fechar em breve

Fonte: Wikinotícias
Carrossel em 2008

10 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Criado por Léon Bolland na Bélgica, o Le Galopant foi projetado para ser movido com facilidade. É por isso que tem funcionado em várias cidades ao redor do mundo ao longo do tempo. Primeiro nas proximidades de Liège, foi transferido para Nova York em 1964, depois finalmente para Montreal durante a Expo 67. No entanto, após 138 anos de serviço, seu futuro está em risco.

"Não funciona. Há muitas partes que não funcionam e cada uma teria que ser refeita à mão, por isso é complicado”, disse Carole Bricault, funcionária do parque La Ronde.

A última grande restauração do carrossel data de 2007 e custou mais de um milhão de dólares. Vários outros brinquedos icônicos também desapareceram do parque de diversões nos últimos anos.

“Não aprendemos com os erros do passado. Mais uma vez, a falta de manutenção do Six Flags [proprietário do La Ronde] demonstra que infelizmente não estão à altura do patrimônio que lhes foi confiado", reagiu Julie Bélanger, fundadora de um grupo dedicado à memória da Expo 67 que estão preocupados com a situação.

Segundo especialistas, Montreal é "o repositório privilegiado de um exemplar único, autêntico representante da tradição europeia, a mesma que influenciou os fabricantes americanos".

Em 2002, o futuro do brinquedo também foi ameaçado, quando foi desmontado pelo Six Flags e guardado em caixas.

Fontes