Marcados 16 anos de Wikipédia

Fonte: Wikinotícias

16 de fevereiro de 2017

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Foto: Neboysha87.

Em todo o mundo marcou 16 anos de existência da Wikipedia - a maior enciclopédia da história humana. Na Sérvia, a celebração do aniversário da Biblioteca Universitária "Svetozar Marković", abordando os editores da Wikipedia, que analisou o desenvolvimento deste tesouro de conhecimento.

18 de janeiro de 2017

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Belgrado, Sérvia (Wikimedia Sérvia)

Dragan Satarić, editor de longa data da Wikipédia e um dos fundadores da Wikimedia Serbia, disse que a Wikipedia se tornou sinônimo de enciclopédia, proporcionando conhecimento instantâneo, especialmente o desenvolvimento do telefone inteligente. Isto levou ao fato de que as crianças de hoje não sabem a Britannica, mas apenas a Wikipedia, ele disse.

Djordje Stakic também um editor de longa data da Wikipedia, vice-presidente da Wikimedia Sérvia e Presidente do Comitê Acadêmico, ressaltou a importância de programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da Wikipedia, como educação e programa de GLAM, em que a Administração em cooperação com a Biblioteca da Universidade está a desenvolver um dos mais bem-sucedida projetos na Sérvia, Viki Bibliotecário. Desta forma, a popularidade da Wikipedia e anima a comunidade de editores da Wikipédia concluiu Stakic.

Um dos mais novos editores da Wikipedia e membro do conselho da Wikimedia Sérvia, Miljan Simonovic disse à multidão que passou a ser no mundo Vicki, que visa modificar uma informação artigo, e agora tem mais de 10 mil mudanças. Simonovic acredita que a Wikipedia lugar no sistema educativo, nomeadamente através de temas como tecnologia da informação.

Nebojsa Ratkovic, gerente de programas educacionais Wikimedia Sérvia, letras handed de graças a professores excelentes e professores que têm, dentro do Programa de Educação Wikimedia Sérvia, utilizados Wikipedia em sala de aula.

Entre os presentes estavam muitos outros voluntários que contribuem para esta enciclopédia, como Nikola Smolenski, fabricantes de um dos primeiros artigos na Wikipédia em sérvio e Milorad Dimic , um médico aposentado que escreveu vários milhares de artigos na Wikipedia em várias línguas.

O programa foi complementado por uma exposição de fotografia 20 mais bonitas com um concurso de fotografia Wiki ama a terra, incluindo a foto da Caverna Stopica, que foi declarado mais bela exibição de fotos recursos naturais protegidas do mundo para o ano de 2016. A exposição poderá ser vista até o dia 6 de fevereiro, no centro de arte da galeria de biblioteca Univerzitska.

Fontes