Manifestantes começam a se dispersar em Brasília
![]() |
15 de março de 2015
Após cerca de quatro horas de protestos em Brasília, Distrito Federal as pessoas começam a deixar a Esplanada dos Ministérios. Antes, portando faixas pedindo o fim da corrupção e também o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, elas se posicionaram em frente ao Congresso Nacional.
A manifestação, que começou às 9h, teve seu ápice quando uma enorme bandeira brasileira foi estendida ao lado do espelho d'água do Congresso e os manifestantes cantaram o hino nacional. Alguns chegaram a entrar no lago, mas a maioria permaneceu no gramado em frente ao prédio.
A assistente social Tacília Gomes foi à manifestação com as noras e os netos. “É um direito nosso de protestar. Queremos o fim da corrupção e que o dinheiro vá para a saúde e educação. Também concordo com o impeachment”, disse.
O funcionário público Sérgio Lettieri também foi acompanhado dos parentes. “O país precisa de mudanças, precisar dar um basta nisso tudo que está aí”, disse, referindo-se ao esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.
Jonas Gonçalves, analista de sistema, também disse que seu protesto é contra a corrução. Ele foi à Esplanada vestido de verde e amarelo. “A gente cansou de tanta corrupção e quer ver o país passado a limpo.”
Mais radical em seu posicionamento, o funcionário público Edilmar Silva manifestou-se pela saída da presidenta Dilma. “A gente quer o impeachment da Dilma. Ela tem que sair, ela é a responsável pela corrupção no país”, defendia.
Além do governo, o Parlamento também foi muito criticado por Edilmar Silva, que estava indignado com o anúncio do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de que pretende construir mais um anexo para ser ocupado pelos parlamentares. “É uma vergonha um presidente da Câmara vir dizer que vai gastar mais de R$ 1 bilhão para construir outra cidade dentro da Câmara”, disse, referindo-se à proposta de que o novo prédio tenha lojas e restaurantes.
No auge, a manifestação chegou a ter 45 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar do Distrito Federal. Ainda de acordo com a PM, não houve registros de ocorrências de violência, e a manifestação seguiu tranquila ao longo de toda a manhã.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícia Relacionada
- "Pessoas de todas as idades participam de protesto em São Paulo", Wikinotícias, 15 de março de 2015.
Fonte
Luciano Nascimento. Manifestantes começam a se dispersar em Brasília — Agência Brasil, 15 de março de 2015.
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|