Mais um ciclone subtropical se forma na costa do Sudeste; este é o quarto só em 2021

Fonte: Wikinotícias

7 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mais um ciclone subtropical se formou na costa do Sudeste na segunda-feira (06). Segundo a MetSul Meteorologia, este sistema poderá avançar até a região Sul do Brasil e se aprofundar até 1003 hectopascais no litoral do Rio Grande do Sul, porém os impactos maiores serão sentidos no RJ, MG e ES com volumes de precipitação que pode passar dos 100 milímetros em áreas isoladas.

O que chama a atenção, é que este evento ocorre apenas um mês após a formação de outro sistema deste tipo. Porém diferente do citado, este ciclone vai causar ventania de até 80 km/h em toda a região Sul, MS, centro-sul de MG e em todo o litoral do Sudeste nesta terça-feira (07).

Modelos meteorológicos do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), no entanto, alertam para a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) entre o Espírito Santo e o Amazonas, sendo que no extremo-sul da Bahia e também no nordeste de Minas Gerais, os volumes de precipitação no período da configuação deste sistema podem acumular ou mesmo ultrapassar os 150 milímetros de chuva.

Conteúdo relacionado

Fontes