Mídia dos EUA: conversa Biden-Xi Jinping agendada para o dia 28

Fonte: Wikinotícias

27 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, devem ter um telefonema no dia 28, informaram a Reuters e a Bloomberg no dia 26.

Este é o primeiro telefonema entre os dois líderes em quatro meses desde março.

O coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional (NSC) da Casa Branca, John Kirby, disse em um briefing no dia 26 que o presidente Biden e Xi terão um telefonema esta semana, mas é muito cedo para anunciar um cronograma específico.

"Haverá discussões sobre como gerenciar melhor as tensões sobre Taiwan, a guerra na Ucrânia e a competição entre os dois países na arena econômica", disse Kirby em um telefonema entre os dois líderes.

O governo Biden está considerando reduzir parcialmente as tarifas sobre as importações chinesas para ajudar a aliviar a inflação nos Estados Unidos.

Mas o coordenador Kirby disse: "(A administração) ainda não tomou uma decisão" e "não acho que será um item importante da agenda".

O coordenador Kirby disse que a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, não fez nenhum anúncio sobre a possibilidade de uma visita a Taiwan, dizendo que apenas a própria Pelosi poderia decidir sobre o assunto.

Mais cedo, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, alertou que, se Pelosi visitar Taiwan, "medidas decisivas e fortes serão tomadas".

Em resposta, o coordenador Kirby criticou a declaração de Zhao e disse que viu "uma espécie de beligerância" que aumentou as tensões entre os dois países.

Fontes