México se despede da centenária que teria inspirado Vovó de 'Coco'
17 de outubro de 2022
María Salud Ramírez Caballero tornou-se notória na cidade de Michoacán, México, após o filme Coco (no Brasil: Viva, a vida é uma festa) de 2017, pois o produtor da Disney-Pixar teria se baseado nela para os traços do personagem Vovó da animação.
A centenária, que na sua longa vida se dedicou à olaria, morreu este domingo na sua cidade natal, onde viveu durante mais de um século e onde os produtores estiveram para investigar a festa do Día de los Muertos, tema do filme.
Os produtores visitaram vários locais no México e passaram um tempo com famílias mexicanas, uma das quais era a família de María Salud.
Os moradores da cidade não demoraram a identificá-la e a notícia se espalhou. Embora a produtora se recusasse a admitir que baseou sua personagem nela, nascida em setembro de 1913, os parentes continuaram a lutar pelo reconhecimento sem sucesso.
Na falta de apoio econômico do produtor, a própria cidade a homenageou e ela tornou-se uma figura pública; turistas vinham à cidade para conhecê-la e tirar fotos com ela.
A notícia de sua morte chegou ao meio institucional de Michoacán, o secretário de Turismo, Roberto Monroy, lamentou a partida da centenário que deixa uma linha de descendentes que se estende aos tataranetos.
"Doña María Salud, mulher incansável e exemplo de vida", disse a chefe da pasta de turismo, que destacou o reconhecimento social do Estado por "quem foi a inspiração para esta personagem querida que deu a volta ao mundo".
A imprensa mexicana destacou nesta segunda-feira sua imagem.
Fontes
- ((es)) México se despide de la mujer centenaria que habría inspirado a la Abuelita de 'Coco' — Voz da América, 17 de outubro de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |