México recebe delegação dos EUA para diálogo sobre opioides e migração

Fonte: Wikinotícias

25 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, recebeu uma delegação de autoridades dos EUA liderada por Elizabeth Sherwood-Randall, conselheira de segurança nacional da Casa Branca, que, juntamente com o Canadá, discutiu a crise dos opioides e a cooperação para enfrentar o desafio migratório regional.

Como esperado, a questão da luta contra o fentanil e o tráfico de armas, bem como a modernização da fronteira compartilhada, surgiu na reunião. Tanto López Obrador quanto Sherwood-Randall expressaram nas redes sociais que foi um encontro excelente e produtivo.

A Casa Branca abundaram em declarações escritas de que os líderes reafirmaram "o compromisso" de continuar os esforços em questões de desenvolvimento social.

“Nossos países também reconhecem que descobrir, interromper e desmantelar redes de tráfico de armas de fogo é fundamental para nossos esforços compartilhados no combate ao fentanil”, acrescentou a Casa Branca.

Sobre a migração, os países discutiram os desafios regionais e "comprometeram-se com a migração regional" para "continuar a forjar uma resposta em toda a região, guiada pelos princípios da Declaração de Los Angeles".

Os EUA e o México concordaram em ampliar a disponibilidade de rotas legais de migração em toda a região e manter as "fortes consequências" para quem entra irregularmente pela fronteira compartilhada.

O presidente mexicano afirmou que a política de boa vizinhança avança sem problemas, disse que a questão da imigração foi abordada com foco no respeito aos direitos humanos e na cooperação para o desenvolvimento dos povos.

A reunião privada no Palácio Nacional da Cidade do México durou pouco mais de três horas, terminando por volta das 21h em meio a uma chuva persistente.

Fontes