México descobre 359 migrantes da América Central viajando escondidos em um caminhão
17 de janeiro de 2022
O Instituto Nacional de Migração do México (INM) informou no domingo o resgate de 359 migrantes de origem centro-americana que viajavam lotados em “um caminhão.”
A descoberta, segundo as autoridades, ocorreu às 3h30 da manhã (hora local) no domingo, 16 de janeiro, durante uma fiscalização de rotina na rodovia livre Coatzacoalcos-Veracruz, realizada por agentes federais de imigração.
A migração informou em um comunicado à imprensa que 294 dos migrantes são da Guatemala, 38 da Nicarágua, 15 de El Salvador, oito de Honduras e quatro do Equador.
A descoberta ocorreu um dia depois que centenas de migrantes deixaram San Pedro Sula,Honduras, para partir para os Estados Unidos e foram interceptados pelas autoridades guatemaltecas.
- Punições mais duras
Buscando conter a imigração irregular, o presidente guatemalteco Alejandro Giammattei apresentou ao Congresso de seu país um projeto de lei que propõe endurecer as penas contra traficantes de pessoas ou “coiotes.”
Segundo o presidente, ele também buscará que os EUA colaborem com eles para endurecer as sanções. Giammattei disse que esta semana o embaixador da Guatemala em Washington, Alfonso Quiñónez, realizará uma reunião com autoridades dos EUA para tratar do assunto.
“Buscamos que também seja considerado um crime federal nos Estados Unidos e o país possa solicitar a extradição e pedimos a extinção dos bens e o acusamos como um crime transnacional”, disse o presidente.
Fontes
- ((es)) México descubre a 359 migrantes centroamericanos que viajaban ocultos en un camión — Voz da América, 17 de janeiro de 2002
Esta página está arquivada e não é mais editável. |