Luaty Beirão denuncia aumento da intolerância em Angola

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Activista admite temer pela sua segurança.

26 de janeiro de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Bruxelas, Bélgica,

Luaty Beirão diz temer pela sua segurança e não descarta que pode vir a ser morto, em declarações a jornalistas em Bruxelas, onde se encontra para participar num debate na subcomissão dos Direitos Humanos do Parlamento Europeu (PE).

"Há várias formas de repressão e várias formas de estarem atentos e nos monitorizarem e, eventualmente, se acharem que é mais útil, silenciarem-nos", disse Beirão que admite temer pela sua segurança.

“Mas o que é que a gente há de fazer? Enquanto estamos vivos, temos que saber lidar com esse medo e a cada passo temos de avaliar se o medo nos domina ou se nós o controlamos", reforçou o activista que disse estar em Bruxelas para "falar das eleições que vão acontecer este ano em Angola” e “da relação entre a União Europeia e Angola".

Ao abordar este ano eleitoral, o também músico considerou que “começa a haver espaço para a intolerância política, há mais perseguições, há mais tensões, mais escaramuças, eventualmente repressões que podem acabar em mortes, inclusivamente".

No encontro, Beirão vai abordar também o percurso dos activistas angolanos "enquanto cidadãos que lutam em Angola por um Estado plural, democrático, de direito".

O Parlamento Europeu seguiu com a atenção o caso do grupo dos 17 activistas detidos em Julho de 2015 tendo aprovado uma resolução sobre os direitos humanos em Angola.

Luaty Beirão integra o grupo dos 17 activistas detidos em Junho de 2015 e sentenciados a pesadas penas de prisão por tentativa de golpe de Estado e associação de malfeitores.

Em Junho do ano passado, depois do Tribunal Supremo ter ordenado a sua soltura enquanto aguardavam o julgamento do caso naquele órgão, os activistas foram amnistiados ao abrigo de uma lei assinada pela Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Em setembro de 2015, o PE aprovou uma resolução sobre os direitos humanos em Angola.

Fonte